A avaliação de cargos é um processo de mensuração dos cargos que, em última instância, dirá a você quanto vale cada cargo da empresa.
O fundamento central da avaliação de cargos é a "competência aplicada com sucesso" no exercício da função. Portanto, a avaliação de cargos considera, além da competência necessária, a sua efetiva utilização e os resultados apresentados pela sua aplicação.
A mensuração da competência necessária para um bom desempenho no cargo inclui não apenas o conhecimento técnico, mas também as dimensões gerenciais, habilidades humanas e posturas comportamentais exigidas pelo cargo.
As responsabilidades e as complexidades das atribuições de cada cargo são também consideradas na mensuração dos cargos e determinam o grau de competência necessário para que alguém possa apresentar um bom desempenho no cargo.
A filosofia de gestão da empresa é também fator essencial na mensuração dos cargos.
O "valor" de cada cargo é representado por uma faixa salarial adequada para cada cargo.
"Faixa salarial adequada" significa que você está considerando os padrões de remuneração do seu mercado específico, dispondo ainda de uma ampla flexibilidade para tomar decisões sobre o salário de cada pessoa da sua empresa.
Você terá informações que permitirão definir o salário de cada funcionário (colaborador ou associado) dentro de uma faixa segura , com ampla flexibilidade para reconhecer os conhecimentos, habilidades, competência e desempenho de cada pessoa.
O objetivo da avaliação de cargos é permitir que você possa conhecer qual o salário que o mercado paga para um determinado cargo, considerando o nível de competência exigido para um bom desempenho no cargo na sua empresa.
As Classes de cargos resultantes do processo de avaliação de cargos formam um conjunto harmonioso representativo da evolução da sua estrutura organizacional. Uma estrutura organizacional clara permite às pessoas ter uma visão de suas possibilidades de carreira dentro da organização.
As faixas salariais definidas para as classes de cargos servem como um "guia" para movimentar os salários das pessoas.
Os limites representados pela estrutura de cargos, bem como pelas faixas salariais, permitem que você administre a evolução profissional e o salário de cada pessoa da empresa com muita flexibilidade.
Por paradoxal que pareça, os termos "limite", "estrutura", "classe" e "faixa", não são inibidores de boas decisões. Ao contrário, são "guias" estimulantes para decisões apropriadas em cada contexto.
O próprio ambiente dos negócios não é repleto de restrições e contingências de toda ordem, exigindo flexibilidade e criatividade da empresa? Os compositores musicais, por exemplo, não compõem obras-primas dentro dos limites dos seus instrumentos ou da voz humana?
Basta enviar um e-mail para contato@promerito.com.br.
Enviaremos a você nossa sugestão de como proceder para minimizar seu investimento e otimizar os resultados do trabalho.