Consultoria Presencial

Implantação ou revisão do Plano de Cargos e Salários

Essa é a forma tradicional de consultoria, em que o consultor vai à empresa para realizar a parte do trabalho que precisa ser feita de forma interativa com os gerentes e diretores da empresa, com a participação e apoio dos profissionais de RH.

Entre as atividades que são realizadas de forma interativa com os profissionais da empresa estão:

1. Descrições de Cargo

As descrições são elaboradas por meio de entrevistas com um ocupante de cada cargo para obtenção das informações sobre as atividades realizadas e posterior redação da descrição do cargo. Vale lembrar que as descrições de cargo não são necessárias para a execução das atividades descritas a seguir e podem ser feitas mais tarde.

2. Avaliação dos Cargos

Essa tarefa geralmente é feita em reuniões com Diretores (para avaliar os cargos de Gerentes) e com Gerentes (para avaliar os demais cargos). A empresa pode definir quem participa desse processo, bem como o esquema das reuniões. Essas reuniões são sempre acompanhadas por um profissional de RH. É nessas reuniões que os profissionais da empresa conseguem um melhor entendimento da sua estrutura organizacional, podendo identificar e corrigir eventuais deficiências em seu organograma.

3.Classificação dos Cargos

Concluída a fase de avaliação individual dos cargos, nós elaboramos uma classificação dos cargos, conforme os resultados das avaliações feitas na etapa anterior. Essa classificação é depois analisada e validada pelos Gerentes e Diretores da empresa. Acompanhamos e damos toda a orientação necessária nessa etapa do trabalho. Como resultado da classificação dos cargos, as carreiras possíveis dentro da empresa ficam claramente definidas. A empresa só precisará definir os critérios de crescimento profissional, que geralmente estão vinculados à cultura particular de cada empresa.

4. Elaboração da Tabela Salarial

A tabela salarial inclui os cargos organizados em classes, com uma faixa salarial para cada classe de cargos. Depois de pronta, a tabela salarial é analisada, criticada e ajustada em reuniões com os Diretores, Gerentes e a área de RH.

A tabela salarial é a principal parte do plano de cargos e salários. Ela se constitui num "mapa" para as carreiras possíveis dentro da empresa, sendo ainda essencial para orientar os programas de treinamento e desenvolvimento de pessoal.

5. Análises Internas e Externas

A análise da situação atual dos salários da empresa é feita em reuniões com Diretores, Gerentes e profissionais de RH. A empresa define quem deve participar dessas reuniões.

Nessa etapa são também elaboradas planilhas analíticas que permitem fazer simulações de enquadramentos de pessoas nos cargos, bem como de eventuais ajustes salariais desejados.

6. Elaboração de Normas de Funcionamento do PCS

Nessa fase podemos personalizar as normas de funcionamento do PCS da empresa, deixando clara a forma como cada funcionário pode crescer profissionalmente, bem como todos os procedimentos relacionados com alterações em cargos ou em salários.

7. Orientação Geral Sobre Como Utilizar o PCS

Nessa etapa podem ser feitas reuniões com pequenos grupos de profissionais, incluindo Gerentes, Supervisores e outros formadores de opinião internos. Nessas reuniões são dados todos os esclarecimentos solicitados pelos participantes, bem como uma orientação geral sobre como tomar decisões utilizando o novo sistema de gestão de cargos e salários. São discutidas e apresentadas soluções para as principais dificuldades encontradas pelas empresas e seus gerentes no dia-a-dia da administração de cargos e salários.

Veja também: Consultoria "a Distância"

Essa é uma nova forma de realização do trabalho de consultoria, em que o trabalho é feito mediante a troca de informações por e-mail, com o apoio do telefone quando necessário.

Veja aqui mais detalhes sobre como o trabalho a distância é realizado.

Consultoria "Híbrida"

Na consultoria "híbrida", uma parte do trabalho pode ser feita na forma "a distância" e outra parte na forma presencial. As atividades ou tarefas a serem executadas, bem como a sequência em que elas são executadas, podem ser definidas conforme as reais necessidades da sua empresa.

Por exemplo, a empresa pode começar o trabalho na forma "a distância" e depois concluir com uma visita do consultor para a parte do trabalho que envolve análises, crítica e validação das avaliações e classificação dos cargos e da Tabela Salarial. Ou pode também começar na forma presencial, para alinhamento do escopo e um treinamento nas técnicas a serem utilizadas, e prosseguir na forma a distância.

A sua empresa poderá escolher tanto o escopo do trabalho, quanto a sequência das atividades a serem realizadas.

Consultoria “Modular”

Essa forma de consultoria é recomendada quando você precisa de um serviço específico, com um escopo bem definido. Pode ser tanto um trabalho para executar alguma tarefa específica, ou apenas uma orientação, treinamento ou opinião sobre qualquer aspecto relacionado com cargos e salários.

Nossos clientes

veja no link abaixo informações sobre o consultor responsável e uma lista com alguns de nossos clientes de consultoria presencial.

Consultor Responsável: Vanderlei Silva

Como contratar nossos serviços?

Basta enviar um e-mail para contato@promerito.com.br.

Enviaremos a você uma sugestão de como proceder para minimizar seu investimento e assegurar o atendimento de suas necessidades nessa área.