Elaboração da Tabela Salarial na Forma a Distância

Essa é uma nova forma de elaboração da tabela salarial. O trabalho é realizado mediante a troca de informações por e-mail, com o apoio do telefone, quando necessário.

As etapas de realização desse trabalho são as seguintes:

1. As informações que precisamos

Você nos envia uma relação dos seus cargos e respectivos salários. Não é necessária nenhuma informação sobre as pessoas que ocupam os cargos, apenas os títulos dos cargos e os seus respectivos salários. Essas informações podem ser fornecidas num arquivo do Excel, ou PDF, por exemplo.

2. A análise dos seus dados

A seguir, por meio de um procedimento que chamamos de "Engenharia Reversa", nós preparamos uma prévia das avaliações e da classificação dos cargos, tomando por base os atuais padrões de remuneração da empresa. A experiência nos mostra que mais de 90% dos salários de qualquer empresa estão coerentes internamente. E essa “coerência interna” geralmente é a base para a montagem da tabela salarial na maioria das empresas. Essa "coerência interna" é identificada por meio da elaboração de uma "curva salarial" da empresa, isto é, um gráfico com uma Linha de Tendência que representa a evolução dos salários na empresa.

3. A elaboração da Tabela Salarial

Nós preparamos a Tabela Salarial da empresa com base nesses padrões internos de remuneração, considerando apenas os salários que estejam coerentes com as avaliações atribuídas, conforme já identificado na etapa anterior, quando elaboramos a curva salarial da empresa.

A tabela salarial mostrará os cargos organizados em "Classes", com uma faixa salarial para cada classe de cargos. As faixas salariais serão personalizadas conforme as preferências da empresa, ou seja, a empresa poderá definir a amplitude da faixa (distância entre o início e o fim da faixa), o número de níveis ou "steps" da faixa salarial, bem como o percentual de cada nível da faixa salarial.

4. Você analisa a Tabela Salarial enviada e nos envia suas críticas

A tabela salarial é enviada à empresa, que faz então a análise da tabela e identifica eventuais alterações necessárias ou desejadas na classificação dos cargos e na Tabela Salarial. Juntamente com a tabela segue uma orientação detalhada sobre como fazer essa análise de forma rápida e segura. Serão dados quaisquer esclarecimentos adicionais desejados pela empresa para realizar essa tarefa.

5. Finalização da Tabela Salarial e assistência posterior

Com base nas análises feitas pela empresa, nós fazemos os ajustes solicitados na Tabela Salarial. Com os seus cargos organizados em Classes, formando carreiras naturais, com uma Faixa Salarial para cada Classe de cargos, as decisões do dia-a-dia da empresa sobre administração de cargos e salários passam a ser tomadas com base em referências sólidas e seguras.

Na conclusão do trabalho enviamos à empresa vários materiais, entre eles um Manual de Avaliação de Desempenho e um Manual do Entrevistador, que serão úteis no dia-a-dia da administração de cargos e salários na sua empresa.

Demonstrativos

Para ter uma visão mais concreta desses cinco passos, você poderá baixar este arquivo .zip contendo dois exemplos com os detalhes dos cinco passos que utilizamos para montar sua Tabela Salarial. Clique aqui para baixar o arquivo. O exemplo número 1 (arquivo do Excel) é de uma pequena empresa de informática e o exemplo número 2 (arquivo .pdf) é de uma indústria de porte médio. Os procedimentos são os mesmos para qualquer tipo e porte de empresa, desde um pequeno comércio até empresas muito grandes.

Veja aqui um exemplo de Tabela Salarial

Leia aqui um texto sobre a utilidade de uma tabela ou grade salarial e outros tópicos relacionados com carreiras e o dia-a-dia da administração de cargos e salários.

Veja também: Outros Serviços "a Distância"

Veja aqui outros serviços prestados na forma a distância.

Veja também: Consultoria Presencial

Nessa forma de realização do trabalho, o consultor visita a empresa para a parte do trabalho que precisa ser feita localmente.

Veja aqui mais detalhes sobre como a consultoria presencial é realizada.

Consultoria "Híbrida"

Na consultoria "híbrida", uma parte do trabalho pode ser feita na forma "a distância" e outra parte na forma presencial. As atividades ou tarefas a serem executadas, bem como a sequência em que elas são executadas, podem ser definidas conforme as reais necessidades da sua empresa.

Por exemplo, a empresa pode começar o trabalho na forma "a distância" e depois concluir com uma visita do consultor para a parte do trabalho que envolve análises, crítica e validação das avaliações e classificação dos cargos e da Tabela Salarial. Ou pode também começar na forma presencial, para alinhamento do escopo e um treinamento nas técnicas a serem utilizadas, e prosseguir na forma a distância.

A sua empresa poderá escolher tanto o escopo do trabalho, quanto a sequência das atividades a serem realizadas.

Consultoria “Modular”

Essa forma de consultoria é recomendada quando você precisa de um serviço específico, com um escopo bem definido. Pode ser tanto um trabalho para executar alguma tarefa específica, ou apenas uma orientação, treinamento ou opinião sobre qualquer aspecto relacionado com cargos e salários.

Como contratar nossos serviços?

Basta enviar um e-mail para contato@promerito.com.br.

Enviaremos a você uma sugestão de como proceder para minimizar seu investimento e assegurar o atendimento de suas necessidades nessa área.