Um Programa de Remuneração Variável ou de Incentivos pode contribuir para melhorar o desempenho de áreas chave da sua empresa. Uma parte da remuneração desses profissionais pode ser atrelada ao sucesso do negócio ou desempenho dessas áreas.
Entre os principais objetivos de um Programa de Remuneração Variável ou de Incentivos podemos citar os seguintes:
- Melhorar o desempenho das equipes, atrelando uma parcela da remuneração dos profissionais aos objetivos e metas da organização.
- Servir como instrumento de comunicação das prioridades da empresa aos seus executivos, gerentes e profissionais.
- Desenvolver uma cultura gerencial de comprometimento e engajamento em relação aos objetivos de longo prazo da empresa.
- Institucionalizar atitudes e estilos gerenciais que promovam a iniciativa de ação, a inovação, o foco em resultados e outros comportamentos que favoreçam o desenvolvimento e consolidação da empresa no mercado.
O Programa de Remuneração Variável é um poderoso instrumento de comunicação das metas e objetivos da empresa, incentivando a identificação de oportunidades para melhorar o desempenho de cada área e o desenvolvimento dos negócios.
O trabalho de desenvolvimento do Programa de Remuneração Variável poderá incluir:
- Definição dos objetivos e filosofia do programa
- Definição do público-alvo do programa.
- Definição das metas e objetivos para o primeiro ciclo do programa.
- Definição dos indicadores de desempenho e da metodologia de mensuração dos resultados.
- Definição dos critérios de cálculo da remuneração variável.
- Elaboração das Normas e Procedimentos de Funcionamento do Programa.
- Definição da Forma de Comunicação e Lançamento do Programa.
A definição dos objetivos do programa fornecerá a orientação para todo o desenho do programa. Nesta etapa analisaremos com a empresa:
- o que a empresa espera obter como resultado do programa;
- seleção de objetivos específicos para o primeiro ciclo do programa;
- avaliação de como esses objetivos são percebidos pelo público-alvo do programa;
- definição final dos objetivos do programa.
Nessa fase analisaremos com a empresa quais os cargos que serão incluídos no programa, em função dos objetivos estratégicos da empresa.
Essa é a fase crítica no desenho do programa. É aqui que a empresa passa mensagens claras a seus profissionais sobre aspectos como:
- o que a empresa espera de seus profissionais;
- o que a empresa considera ser responsabilidade de seus profissionais;
- o apoio que a empresa está disposta a dar a seus profissionais para atingir os resultados esperados.
Para a definição dos indicadores de desempenho, sugerimos a formação de um grupo de executivos das áreas que tenham as informações gerenciais relevantes sobre o desempenho da empresa (custos, receitas, produtividade, lucratividade e outras variáveis que interfiram no resultado final).
Com esse grupo discutiremos que indicadores têm a maior probabilidade de ser:
- transparentes;
- fáceis de verificar a posteriori;
- aceitos pelos profissionais como sendo indicadores válidos para mensurar seu desempenho.
Nessa fase poderemos também, com a concordância da direção da empresa, ouvir as ideias e percepções de uma amostra dos profissionais que receberão o incentivo. Ouvir o público-alvo geralmente contribui para a escolha dos melhores indicadores de desempenho.
Nessa fase faremos, em conjunto com a empresa, simulações sobre os valores envolvidos no pagamento dos Incentivos.
Essas simulações ajudarão a definir:
- A base que será utilizada para cálculo dos Incentivos;
- A proporção representada pelos Incentivos em relação à base definida (geralmente um percentual);
Eventuais restrições ou condições gerais que devem ocorrer para que o profissional receba o valor correspondente ao Incentivo.
Essa é outra parte crítica do desenvolvimento do programa. Normas por escrito facilitam a comunicação e entendimento do programa pelos profissionais que receberão os Incentivos.
Daremos uma redação às normas de funcionamento do programa que seja aceita pela direção da empresa como sendo uma fiel representação de seus objetivos e filosofia gerencial ao instituir o Programa de Incentivos.
Nessa fase daremos toda assistência necessária à empresa na comunicação do programa aos seus profissionais, podendo incluir:
- Preparação de apresentações para grupos de profissionais;
- Preparação de informativos ou comunicados internos;
- Participação em de reuniões com grupos de profissionais para esclarecimento de dúvidas;
- Outros eventos ou reuniões que a empresa julgar necessários.
Daremos também, após a conclusão do trabalho, toda a assistência necessária para a sintonia fina do Programa, visando a melhorar sua eficácia como motivador do bom desempenho.
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