Só faz sentido falar em remuneração estratégica se a empresa tiver uma estratégia bem definida de negócios. As políticas de administração da remuneração seguem as estratégias dos negócios. Se a empresa tiver uma estratégia de negócios, a definição de uma estratégia em remuneração fica fácil.
Alguns exemplos de pontos importantes a serem avaliados para a definição das estratégias de remuneração são enumerados a seguir.
Vale a pena ser mais flexível e ágil na definição das remunerações, para obter melhores resultados?
Programas de incentivos têm chance de funcionar?
A empresa pode bancar uma política de remuneração mais flexível e alinhada com seus objetivos de negócios?
A empresa jovem aceita discutir mudanças, ou faz mudanças até sem discutir.
A empresa em crescimento aceita correr riscos.
A empresa na plenitude do seu potencial quer discutir antes os benefícios de qualquer mudança.
A empresa estável vai pensar muito antes de fazer qualquer mudança.
A empresa burocrática vai demorar muito para aceitar apenas mudanças cosméticas.
Na empresa “despencando morro abaixo”, mudanças talvez só serão possíveis com um novo dono.
Em cada fase ou estágio, a estratégia precisa ser coerente com as necessidades da empresa para atingir seus objetivos estratégicos.
Qual o estilo dominante dos principais executivos? Eles tendem a ser empreendedores (visionários, forjadores do futuro) ou estão mais para chefes de pessoal à moda antiga (controladores de pessoas, defensores ardentes do status quo)?
Empreendedores aceitam implementar estratégias que levam à manutenção de um quadro de pessoal enxuto e de alto desempenho.
“Controladores de pessoas” adotam estratégias que geralmente resultam em um quadro de funcionários inchado e uma folha de pagamento idem.
Há muitas variáveis relacionadas com a forma como o negócio é gerido que devem ser analisadas para a definição das estratégias de remuneração.
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