Vanderlei Silva
Conquistar a confiança e simpatia dos superiores na hierarquia organizacional é o caminho preferido pela maioria dos profissionais para avançar suas carreiras. Esperam com isso garantir e consolidar posições conquistadas e, quem sabe, conseguir uma promoção ou um aumento de salário. Obter sucesso e subir na vida, sempre.
Muitos profissionais fazem isso com naturalidade e conseguem desenvolver carreiras consistentes, mantendo uma evolução constante. Aproveitam sempre as novas oportunidades que surgem. Parecem estar sempre no lugar certo, na hora certa.
Alguns desses profissionais tiveram a sorte de trabalhar em ambientes favoráveis e estimulantes, onde puderam desenvolver essa atitude de "acreditar e conferir todas". A maioria, porém, adquiriu experiência trabalhando em empresas que não cultivam um ambiente de confiança e entusiasmo.
Nas últimas duas décadas o Brasil "andou de lado" em termos de crescimento econômico, considerando o potencial do país. Mesmo empresas sólidas se acostumaram a um ritmo de crescimento lento ou vegetativo. Trabalhando em empresas estagnadas, num contexto de alto desemprego, nossa tendência é desenvolver uma atitude de extrema cautela.
Como resultado, em vez de assumir riscos para avançar a carreira, passamos a olhar para baixo na hierarquia, para identificar sinais de perigo à nossa sobrevivência no cargo. Esse instinto de auto proteção nos leva inconscientemente a impedir que outros colegas brilhem, por receio de que um dia tomem nosso lugar.
A persistência no comportamento de olhar para baixo incentiva o aparecimento da famigerada figura do puxa-saco. Os puxa-sacos são acomodados que dão uma falsa sensação de segurança aos seus chefes.
Ao fixar o olhar no retrovisor, além de reduzir a velocidade da evolução de nossa carreira, atrapalhamos quem vem atrás. A avenida por onde as carreiras passam fica congestionada.
Se todos na empresa resolverem adotar esse comportamento de extrema cautela, a empresa poderá perder vitalidade num médio prazo. E as carreiras também.
Talvez seja a hora de invertermos essa tendência de olhar para trás. Podemos tornar o fluxo das carreiras mais eficaz. Todos sairão ganhando com isso.
Os profissionais com carreiras de sucesso têm em comum uma atitude de estar sempre olhando para cima. Preocupam-se com o sucesso de seus superiores hierárquicos. Ao contrário dos puxa-sacos, estão sempre alertando seus chefes para situações que requerem decisões criativas e atitudes empreendedoras.
Uma atitude eficiente para você progredir profissionalmente e garantir o seu emprego é atender às necessidades de progresso profissional do seu superior imediato. Contribua para melhorar o desempenho dele. Descubra como você pode ajudá-lo a brilhar entre os seus pares e marcar importantes "pontos" perante seus superiores.
Mantendo seu superior "olhando para cima", você terá mais liberdade de atuação e oportunidades de se desenvolver profissionalmente. Você descobrirá que pode avançar sua carreira, sem precisar ir para o lugar do seu chefe.
Mudanças estão sempre ocorrendo nos organogramas, novos cargos são criados a toda hora. O próprio cargo que você ocupa hoje pode crescer em importância, receber novas atribuições e responsabilidades. A pessoa faz o cargo. Prepare-se para estar no lugar certo, na hora certa: oportunidades só são aproveitadas por profissionais atentos e preparados.
Olhando para cima você cria um ambiente fértil para a criatividade e liberdade de expressão de sua equipe. Essa atitude se revela extremamente útil em momentos críticos. Alguém sempre aparece com uma idéia brilhante que resulta em vantagens para todos os envolvidos.
Sua equipe ajuda você e você ajuda seu chefe. Está invertido o fluxo que leva à acomodação.
A preocupação com a falta de perspectivas é a principal inimiga do entusiasmo. Em situações extremas, do ponto de vista do funcionário, "a fome pode ser a melhor conselheira". Nesse ponto, pedir demissão pode ser a única saída percebida como viável no curto prazo.
Que atitudes você pode adotar, no seu atual contexto de trabalho, em resposta à pergunta: "como posso aprender a olhar para cima?"
Vanderlei Silva é consultor, especializado em ajudar empresas a remunerar, incentivar e melhorar o desempenho de seus profissionais. Para contatá-lo, envie e-mail para vsilva@promerito.com.br ou ligue para 31-2516-8425, em Belo Horizonte, MG.