Objetivo: descrição geral do resultado final que se quer atingir. O resultado esperado pode ser atingido na totalidade (missão cumprida), parcialmente (a missão não foi cumprida, mas houve alguma contribuição) ou não ser atingido (não houve contribuição alguma, perdeu-se uma oportunidade).
Meta: descrição detalhada, possível de ser definida e medida em termos quantitativos ou qualitativos.
Tanto objetivos como metas devem ser desafiantes, mas exeqüíveis.
A participação, atuação e desempenho dos gerentes constituem fator crítico para consecução dos objetivos/metas propostos.
Cada gerente é o "presidente" de uma "empresa", correspondente à sua área, dentro da empresa.
Fonte para definição de metas/resultados esperados: descrição de cargo
As descrições de cargo geralmente relatam as principais tarefas ou responsabilidades dos cargos. Essas informações oferecem pistas para a identificação e definição de objetivos para cada área ou departamento.
A missão das áreas da atividade-fim é: produzir, vender, etc., dentro dos padrões de quantidade, qualidade, custo e outras variáveis definidas pela empresa.
A missão das áreas de apoio é: atender às necessidades das áreas da atividade-fim.
Definição das metas
Critério para seleção de metas: regra 80/20, onde 80% dos resultados são atingidos através de 20% das tarefas e responsabilidades do cargo.
Estabelecimento de metas com poucos itens favorece a concentração das pessoas no que realmente faz a diferença.
Exemplos de cargos com metas mensuráveis quantitativamente:
Produção: volume de produção, custos, horas produtivas.
Vendas: volume de vendas, clientes conquistados.
Marketing: participação de mercado; incremento em vendas em função de campanhas.
Manutenção: horas produtivas das máquinas; custos de manutenção.
Suprimentos / Compras: nível de estoques; imobilizações financeiras em estoques.
Exemplos de cargos com metas mensuráveis qualitativamente:
Recursos Humanos: resultado dos programas de treinamento, na avaliação das áreas clientes; qualificação e desempenho dos novos profissionais contratados; acerto das promoções avaliadas pela área de RH.
Financeiro: captações e aplicações na hora e volume certos; custos financeiros; taxas de juros conseguidas na captação/aplicação.
Informática: desenvolvimento e/ou aquisição de sistemas que funcionem e atendam às necessidades dos clientes internos e externos; tempo para sintonia fina de novos sistemas; custos de desenvolvimento de sistemas.
Jurídico: causas ganhas, prejuízos evitados, provisões para perdas recuperadas.
Análise dos resultados/produtividade atuais: para servir de base para a fase de especificação e detalhamento do que será feito.
Análise dos atuais planos de ação para o futuro: percentual previsto de crescimento, lucro e outras variáveis de desempenho da empresa.
Análise das oportunidades e restrições: possíveis situações especiais, que se ocorrerem, as metas poderão ser facilmente ultrapassadas ou dificilmente atingidas.
Especificação dos padrões ideais de resultados: quando uma meta é considerada como tendo sido atingida.
Análise da influência de fatores "externos": tecnologia, investimentos, tendências de evolução do setor e outras variáveis que podem facilitar ou dificultar o cumprimento das metas.
Cargos de Gerência: cumprimento da missão do departamento.
Cargos de Coordenação/Supervisão: resultados de projetos; evolução de planos de ação.
Cargos Administrativos/Operacionais: quantidade, qualidade do resultado produzido.
Cargo: Gerente de Contabilidade
Tarefa: Preparação de relatório mensal sobre desempenho econômico da empresa
Relatório com análises dos resultados econômicos do mês
Fornece subsídios para decisões relacionadas com investimentos, compras, vendas, marketing, pessoal, despesas em geral.
Quando foi entregue dentro do prazo e não houve ajustes ou correções posteriores dos dados informados, relacionados com custos, despesas, receitas, lucros.
Quando 99,5% dos valores relativos ao mês são registrados no próprio mês. A margem de tolerância para ajustes posteriores é de apenas 0,5%.
Pela confiabilidade das informações relacionadas com custos, despesas, receitas, lucros. Quando a margem de correção nesses valores for inferior a 0,5% do item afetado.
Mensal.
Superior imediato, com aprovação dos superiores do superior imediato.
Cargo: Gerente Financeiro
Tarefa: Administrar a captação de recursos financeiros, conforme a necessidade da empresa.
Suprimento das necessidades operacionais da empresa em termos de recursos financeiros.
Mantém o fluxo de atividades constante; contribui para um custo financeiro menor.
Quando os recursos tiverem sido obtidos no volume necessário e em tempo hábil; quando as taxas de juros pagas forem menores que as médias de mercado; quando as garantias dadas forem as menores possíveis.
Quando atender plenamente às necessidades da empresa; quando as taxas forem menores que a média de mercado; quando a negociação foi bem conduzida; quando conseguir mais de uma opção para a empresa.
Pelos custos da operação, em termos de juros, tempo envolvido para fechamento do negócio; disponibilidade dos recursos em tempo hábil e nos valores necessários, nem menos nem mais.
A cada operação.
Superior imediato, com aprovação dos superiores do superior imediato; outros clientes internos que dependerem da operação.
Cargo: Gerente de Informática
Tarefa: Suprir as necessidades da empresa em termos de sistemas de informação e automação de tarefas.
Automação de atividades; gerenciamento de informações; produção de relatórios gerenciais.
Agilidade no fluxo e qualidade das informações. Redução de custos pelo uso da tecnologia da informação e automação de tarefas manuais.
Quando os sistemas funcionarem conforme foram projetados. Quando o cliente estiver plenamente satisfeito com o sistema desenvolvido/adquirido. Quando a empresa estiver sempre atualizada tecnologicamente.
Quando atender plenamente às necessidades da empresa na área.
Pelos custos do desenvolvimento dos projetos, pela disponibilidade de sistemas em tempo hábil.
Ao final de cada novo projeto.
Superior imediato, com aprovação dos superiores do superior imediato; outros clientes internos que dependerem dos sistemas.
Os objetivos dos componentes da equipe podem ser estabelecidos com base na descrição de cargo individual, seguindo os mesmos critérios observados para definição dos objetivos da área ou departamento (do gerente).
A definição de objetivos individuais específicos, abaixo do nível de gerência, tem mais utilidade como apoio ao gerente no acompanhamento dos planos de trabalho do que para efeitos de avaliação de desempenho.
Não há uma relação custo-benefício vantajosa em se estabelecer objetivos individuais específicos, quando não há uma relação direta, clara e inquestionável sobre a possibilidade de o funcionário individualmente produzir determinado resultado.
Quando o resultado do trabalho precisa ser "avaliado" para se saber se a meta foi cumprida, abaixo do nível de gerência, a relação custo-benefício do processo é baixa.
A atribuição individual de mérito pelo sucesso ou insucesso de uma área é uma tarefa muito complexa. A natureza das tarefas é muito interdependente em todas as áreas. Todas as pessoas, de alguma forma, deram a sua contribuição. Os "morcegos" são facilmente identificáveis e não há necessidade de se criar mecanismos para avaliar o seu desempenho.
Envie e-mail para contato@promerito.com.br, ou telefone para 31-2516-8425, para esclarecer suas dúvidas ou solicitar informações adicionais.