1. Descrição Sumária
2. Principais Responsabilidades
3. Requisitos Técnicos: grau de instrução, conhecimentos ou cursos técnicos e outras habilidades específicas
4. Perfil Comportamental: palavras que descrevem os traços de perfil comportamental exigidos para um desempenho adequado no cargo
Gestão das Equipes: A tarefa de “liderar pessoas” geralmente é supervalorizada. Para obter os resultados esperados do seu cargo, o gestor precisa “administrar” vários outros aspectos da missão do seu cargo. Na maioria dos casos, o aspecto mais crítico para obtenção de bons resultados está na organização dos trabalhos da equipe: na distribuição das tarefas entre as pessoas que ocupam os cargos da área, conforme as habilidades e potencial de cada pessoa.
Planejamento das Carreiras e Sucessões: A análise necessária pode ser feita comparando-se as descrições dos cargos dos diversos níveis hierárquicos, tanto dentro de uma mesma área (sucessões na mesma linha hierárquica), quanto dentro de diversas áreas (sucessões mais complexas, geralmente de cargos mais altos, que podem envolver mudança de área).
Recrutamento e Seleção de Pessoal: O processo de recrutamento e seleção, dentro de todas as atividades da área de RH, talvez seja a que tenha um potencial maior de influir em diversos aspectos do futuro da organização. Por exemplo, se a pessoa selecionada tiver os conhecimentos técnicos e o perfil adequado, ela poderá dar qualidade ao “estoque” dos Recursos Humanos da empresa, facilitando outros processos, como treinamento e desenvolvimento e sucessões. A seleção da pessoa certa também terá impacto nos custos de pessoal no longo prazo, já que as sucessões internas acabam facilitando o controle desse importante item de custo.
Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal: As informações contidas na descrição de cargo ajudam a analisar a “carreira” e definir os treinamentos de forma a permitir uma progressão profissional natural, sem “esticar” o tempo necessário para promoção daqueles profissionais que têm potencial. Para melhorar os resultados dos treinamentos, uma boa prática é analisar o perfil da pessoa antes de incluí-la em qualquer programa de treinamento. Simplesmente dizer, numa espécie de piloto automático, que o treinamento foi um sucesso, não serve como “cobertura” para resultados práticos do dia a dia que comprovam o contrário.
Administração de Cargos e Salários: Pagar salários diferentes para pessoas com desempenhos diferentes é recomendável e até aceitável pelos gestores. Mas, justificar por que uma pessoa ganha mais do que outra em cargos considerados equivalentes pela empresa não é uma tarefa que os gestores se sintam à vontade para fazer. A descrição de cargo pode ajudar o gestor a melhorar sua comunicação em relação a diferenças de desempenho entre os membros de sua equipe.
Revisão do Organograma: Antes de se criar uma nova caixinha no organograma, seria interessante fazer uma relação das atividades ou tarefas previstas para o novo cargo e que hoje ninguém faz na empresa. Com essa lista de atividades pronta, pode-se fazer uma comparação dessas atividades com as atividades exercidas hoje por cargos existentes na empresa, na mesma área ou em áreas relacionadas.
Definição do formulário e dos itens que comporão a descrição de cargo. Nesse capítulo são analisados os campos do formulário que poderão incluir informações relevantes para as consultas e decisões do dia a dia da sua empresa. Você poderá escolher um modelo de formulário que atenda tanto às necessidades dos gestores da sua empresa, como as necessidades do dia a dia da área de Recursos Humanos em atividades que envolvam desde a contratação de pessoal até decisões de promoções, estabelecimento de parâmetros para avaliação de desempenho, transferências de funcionários e muitas outras decisões relacionadas com pessoal.
Como obter as informações para elaboração das descrições de cargo.
Como Utilizar formulários para serem preenchidos pelos ocupantes dos cargos ou seus superiores hierárquicos.
Entrevistas com os ocupantes dos cargos ou seus superiores hierárquicos.
Análise das informações obtidas por meio dos formulários e entrevistas.
Redação das descrições: como utilizar um estilo claro e fácil de entender.
Descrição das tarefas e responsabilidades. Inclui relação de palavras e modelos de frases para serem utilizadas na redação da descrição.
Descrição dos requisitos dos cargos (escolaridade, formação profissional, experiência prática, habilidades especiais).
Descrição do Perfil Comportamental. Inclui relação de palavras indicativas dos comporamentos desejados e ajudam o selecionador a escolher o melhor candidato a uma vaga.
Inclusão de outras informações úteis.
Apresentação do índice com os 310 exemplos de descrições incluídas neste manual.
O manual está no formato de arquivo PDF, de aproximadamente 1,7 MB.
Consultor de Recursos Humanos com atuação destacada na área de consultoria e treinamento em Remuneração e Desempenho. Trabalhou em renomadas empresas internacionais de consultoria, como os grupos Hay (nove anos) e Catho (três anos). Veja aqui mais detalhes do seu currículo. Entre os seus clientes estão:
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