Fator 1 - Competência Demonstrada

Considerando a atuação do funcionário no último período, pode-se afirmar que:

Descrição de situação ou fato relacionado ao desempenho do funcionário

Opção 4

Os conhecimentos, habilidades e competência demonstrados pelo funcionário no período foram reconhecidos por pelo menos um Diretor, Gerente ou Supervisor de outra área. O reconhecimento pode ter vindo na forma de elogio, comentário sobre um trabalho realizado, solicitação para que o funcionário fizesse determinada tarefa ou qualquer fato que indicasse o reconhecimento da competência do avaliado por pessoas de fora do seu departamento.

Opção 3

Os conhecimentos, habilidades e competência demonstrados pelo funcionário no período foram reconhecidos pelos colegas da sua equipe. O reconhecimento pode ter vindo na forma de elogio ou comentários sobre a qualidade do serviço ou das tarefas realizadas pelo funcionário. Oreconhecimento da competência do funcionário ficou restrito ao seu departamento.

Opção 2

Só você como superior imediato teve condições de avaliar os conhecimentos, habilidades e competência demonstrados pelo funcionário no período. O funcionário ainda não teve oportunidade de realizar tarefas que demonstrassem para outras pessoas a sua competência. O reconhecimento da competência do funcionário ficou restrito a seu superior imediato.

Opção 1

O funcionário demonstrou competência apenas para cumprir sua rotina, dentro do que era esperado. O funcionário não realizou tarefas ou não teve a iniciativa de ações que demonstrassem claramente sua competência.

Veja aqui um exemplo de como analisar e interpretar os resultados de sua avaliação do desempenho dos integrantes de sua equipe

Nota sobre o fundamento dessa medida de desempenho

A competência só resulta em bom desempenho quando é efetivamente exercida. Os resultados produzidos por uma pessoa competente geralmente são notados por outras pessoas, mesmo fora da área do profissional cujo desempenho está sendo avaliado. Quanto maior for o impacto da competência demonstrada por uma pessoa, maior será a possibilidade de contribuição dessa pessoa para resultados.

Note que você, como líder de equipe, poderá estar restringindo o impacto da competência de seus liderados, por meio do seu estilo de atuação. Por exemplo, se você for muito controlador, muito cauteloso, muito paternalista, poderá dificultar o florescimento de talentos e o desempenho da sua equipe.

Todas as seis medidas de desempenho apresentadas neste Manual de Avaliação de Desempenho foram desenvolvidas a partir de situações reais do dia-a-dia das empresas, com o objetivo de permitir ao gestor descobrir o que precisa ser feito para melhorar o desempenho da sua equipe.


Como adquirir o manual

Ver exemplo de análise dos resultados da avaliação

Baixar um "demonstrativo" do manual

Voltar para apresentação do manual

Treinamento em Avaliação de Desempenho na Empresa Para Supervisores, Encarregados e Líderes de Equipe

Contato

Envie e-mail para contato@promerito.com.br, ou telefone para 31-2516-8425, para esclarecer suas dúvidas ou solicitar informações adicionais.