Descrição de situação ou fato relacionado ao desempenho do funcionário
Os conhecimentos, habilidades e competência demonstrados pelo funcionário no período foram reconhecidos por pelo menos um Diretor, Gerente ou Supervisor de outra área. O reconhecimento pode ter vindo na forma de elogio, comentário sobre um trabalho realizado, solicitação para que o funcionário fizesse determinada tarefa ou qualquer fato que indicasse o reconhecimento da competência do avaliado por pessoas de fora do seu departamento.
Os conhecimentos, habilidades e competência demonstrados pelo funcionário no período foram reconhecidos pelos colegas da sua equipe. O reconhecimento pode ter vindo na forma de elogio ou comentários sobre a qualidade do serviço ou das tarefas realizadas pelo funcionário. Oreconhecimento da competência do funcionário ficou restrito ao seu departamento.
Só você como superior imediato teve condições de avaliar os conhecimentos, habilidades e competência demonstrados pelo funcionário no período. O funcionário ainda não teve oportunidade de realizar tarefas que demonstrassem para outras pessoas a sua competência. O reconhecimento da competência do funcionário ficou restrito a seu superior imediato.
O funcionário demonstrou competência apenas para cumprir sua rotina, dentro do que era esperado. O funcionário não realizou tarefas ou não teve a iniciativa de ações que demonstrassem claramente sua competência.
Veja aqui um exemplo de como analisar e interpretar os resultados de sua avaliação do desempenho dos integrantes de sua equipe
A competência só resulta em bom desempenho quando é efetivamente exercida. Os resultados produzidos por uma pessoa competente geralmente são notados por outras pessoas, mesmo fora da área do profissional cujo desempenho está sendo avaliado. Quanto maior for o impacto da competência demonstrada por uma pessoa, maior será a possibilidade de contribuição dessa pessoa para resultados.
Note que você, como líder de equipe, poderá estar restringindo o impacto da competência de seus liderados, por meio do seu estilo de atuação. Por exemplo, se você for muito controlador, muito cauteloso, muito paternalista, poderá dificultar o florescimento de talentos e o desempenho da sua equipe.
Todas as seis medidas de desempenho apresentadas neste Manual de Avaliação de Desempenho foram desenvolvidas a partir de situações reais do dia-a-dia das empresas, com o objetivo de permitir ao gestor descobrir o que precisa ser feito para melhorar o desempenho da sua equipe.
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