Este modelo de instruções para elaboração de descrição de cargo destina-se aos ocupantes de cargos administrativos ou operacionais, cujas responsabilidades são basicamente a execução de tarefas de rotina.
Você precisa criar um formulário para descrição de cargos contendo os tópicos mencionados nessas instruções. Você pode personalizar o formulário para sua empresa. Distribua o formulário juntamente com essas instruções. Geralmente a maioria das pessoas não têm dificuldade em preencher o formulário.
Veja um exemplo de formulário aqui.
Obviamente, quando receber os formulários preenchidos, você precisará homogeneizar a linguagem, fazendo os ajustes necessários na redação para completar suas descrições de cargo.
Procure mencionar numa única frase qual a principal responsabilidade do seu cargo. Você pode resumir o objetivo principal que o cargo deve atingir. Por exemplo:
Visitar clientes para realização de vendas, conforme o programa estabelecido.
Operar máquinas (equipamentos etc.) para fabricação de produtos, usinagem ou reparo de peças.
Preparar dados e cálculos para processamento da folha de pagamento.
Revisar as partes mecânicas dos veículos de forma a mantê-los nas condições de funcionamento estabelecidas.
Contatar e atender fornecedores para aquisição de materiais diversos para a fábrica e o escritório.
Classificar documentos conforme o plano de contas, para processamento da escrituração contábil.
Mencione as principais tarefas e/ou atividades que compõem as responsabilidades do cargo. Utilize frases objetivas, indicando sempre O QUE é feito e, se possível, PARA QUE é feito. Quando for necessário para compreensão da tarefa, mencione também como é feito.
Você pode iniciar a frase por um VERBO do tipo:
Preparar, executar, realizar, efetuar, auxiliar, controlar, conferir, digitar, calcular, operar, ajustar, verificar, contatar, etc.
Por exemplo:
Preparar relatório de visitas a clientes, indicando nomes dos clientes visitados, para fins de controle e acompanhamento do plano de vendas. (Vendedor)
Efetuar os lançamentos de Notas Fiscais de fornecedores e outros documentos no sistema de contas a pagar. (Assistente ou Auxiliar de Contas a Pagar)
Efetuar o controle de entrada de materiais de consumo no almoxarifado, conferindo as quantidades e especificações constantes dos pedidos e das notas fiscais dos fornecedores, para controle de estoque desses materiais. (Almoxarife)
Calcular as contribuições incidentes sobre a folha de pagamento, conforme determinado pela legislação, para recolhimento nos prazos previstos. (Assistente ou Auxiliar de Pessoal)
Classificar documentos relativos aos pagamentos efetuados pela empresa, de acordo com o plano de contas, para processamento da contabilidade.(Assistente ou Auxiliar de Contabilidade)
Veja aqui modelo para cargos de gerência, supervisão e especializados.
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Hierarquias: a estrutura da organização
Roteiro para entrevistas de descrição de cargo
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