Entrevista de Seleção

Manual Prático do Entrevistador

Para executivos não-psicólogos e psicólogos não-executivos

Introdução

A tarefa de selecionar profissionais para cargos gerenciais e especializados é uma das mais desafiantes dentro de uma organização.

As pessoas que estão procurando emprego têm hoje à sua disposição uma grande oferta de treinamentos destinados a ensinar a elas como conseguir um bom desempenho ou como se comportar de forma “politicamente correta” numa entrevista de seleção.

Alguns candidatos realmente “fazem a lição de casa”, se mostram autoconfiantes e podem impressionar um entrevistador que não seja especialista em seleção. Profissionais especializados em seleção geralmente sabem quando o candidato está exagerando na “venda do seu peixe”.

Este manual mostra como utilizar a entrevista de seleção para identificar as principais características do perfil de um candidato. Uma entrevista bem planejada e conduzida dará ao entrevistador segurança na hora de avaliar a probabilidade que cada candidato tem de apresentar um bom desempenho num cargo específico depois de contratado.

Obter do candidato respostas honestas e reveladoras do seu estilo e forma de atuar num determinado cargo é o grande desafio do entrevistador.

A parte não técnica do perfil do cargo geralmente é definida por uma longa lista de palavras, ou “lista de competências”, algumas conflitantes entre si. Por exemplo, como você pode esperar que uma pessoa tenha um perfil de ser ao mesmo tempo “ousada” e “cuidadosa”?

Trabalhando a partir de um perfil mal definido, o especialista em seleção pode até conseguir fazer uma boa projeção do comportamento geral do candidato, mas nem sempre pode fazer uma projeção razoável sobre o desempenho do candidato no cargo específico para o qual ele está sendo avaliado. Há uma diferença sutil entre saber quem é a pessoa e saber se o desempenho dela será aquele que se espera no cargo específico para o qual ela está sendo contratada.

Outras vezes o especialista consegue fazer uma projeção razoável do desempenho do candidato para o cargo “idealizado” pela pessoa que definiu o perfil do cargo. Mas nem sempre o perfil definido pelo requisitante corresponde ao perfil realmente requerido pelo cargo, considerando o contexto em que o profissional irá atuar.

As informações sobre o perfil do cargo fornecidas aos selecionadores geralmente são influenciadas ou distorcidas pela percepção do executivo requisitante que definiu o perfil do cargo. Para obter melhor resultado, o selecionador precisaria se colocar na pele do requisitante e descobrir sua “agenda oculta”, para identificar eventuais “distorções da realidade” no perfil fornecido.

Neste manual mostraremos:

1) como definir as principais características do perfil dos cargos mais comuns nas organizações, dando aos selecionadores profissionais uma melhor perspectiva para estabelecer suas estratégias e procedimentos de avaliação e seleção de candidatos. Essas informações servirão de base para os selecionadores questionarem a “agenda oculta” dos requisitantes.

2) como identificar as principais características de perfil pessoal profissional dos candidatos entrevistados, permitindo aos executivos não especialistas em seleção conduzir entrevistas que produzam pistas importantes sobre o futuro desempenho do entrevistado no cargo. Esse objetivo será atingido por meio de perguntas específicas a serem feitas aos candidatos durante a entrevista de seleção.

O manual não pretende ser um tratado sobre previsão de comportamento profissional. Também não é um instrumento “científico”, baseado em teorias comportamentais.

As orientações contidas no manual são basicamente provenientes da experiência do autor, obtida em entrevistas com milhares de profissionais ao longo de mais de quinze anos, para as mais variadas finalidades (seleção, treinamento, cargos e salários, avaliação de desempenho etc.).

As discussões sobre o perfil dos cargos com Diretores e Gerentes em trabalhos de consultoria também forneceram importantes pistas para a elaboração do manual. As trocas de idéias e compartilhamento de experiências com selecionadores especializados foram outra rica fonte de informações.


Veja aqui um exemplo de 10 perguntas que você poderá fazer a candidatos a cargos na área de vendas. As respostas do candidato indicarão se ele tem ou não o perfil adequado para a função.

Veja aqui um exemplo de relatório de entrevista que você poderá preparar rapidamente após a entrevista.

Veja aqui o conteúdo do Manual Prático do Entrevistador

» Como adquirir o manual

Autor: Vanderlei Silva

Consultor de Recursos Humanos com atuação destacada na área de consultoria e treinamento em Remuneração e Desempenho. Trabalhou em renomadas empresas internacionais de consultoria, como os grupos Hay (nove anos) e Catho (três anos). Veja aqui mais detalhes do seu currículo. Entre os seus clientes estão:

Açoforjas, Agros (seguridade), Amsted Maxion, Associação Paulista Sul (Colégio Adventista), Autoforjas, Bascitrus, Banco Mercantil do Brasil, Bebidas Poty, Cablelettra, Cambuci (Penalty), Cervejaria Petrópolis (Itaipava), Delp Engenharia, Embaré, Eagleburgmann, Fundação Educacional de Fernandópolis, Instituto Hermes Pardini, Loja Elétrica, Nacional Expresso, Nova Era Silicon, Plantar, Playcenter, Precon, S/A Fluxo (trading), Techbiz (TI), Toshiba, Unimed Betim, Vivamed.

Contato

Envie e-mail para contato@promerito.com.br, ou telefone para 31-2516-8425, para esclarecer suas dúvidas ou solicitar informações adicionais.