O processo de avaliação sugerido neste manual abrange três partes.
Parte 1 - Avaliação de desempenho, a ser feita pelo superior imediato.
Parte 2 - Verificação da avaliação, a ser feita pelo próprio avaliador.
Parte 3 - Avaliação da área do avaliador, a ser feita pelo gestor de uma área cliente.
O manual inclui quatro modelos de formulários de avaliação de desempenho.
Três modelos (Formulários 1, 2 e 3) são destinados a avaliar o desempenho de ocupantes de cargos Administrativos e Operacionais e um modelo (Formulário 4) é destinado a avaliar o desempenho de ocupantes de cargos de gestão (encarregados, supervisores, gerentes)
Os modelos 1 e 2 do formulário de avaliação contêm seis fatores de avaliação. Os modelos 3 e 4 contém oito fatores.
No formulário 1, cada fator de avaliação oferece quatro opções de avaliação para cada fator. A avaliação 4 é a mais alta e a avaliação 1 a mais baixa.
Nos formulários 2, 3 e 4, cada fator de avaliação oferece também opções intermediárias para cada "nota" de avaliação. Por exemplo: 4,9 - 4,5 - 4,1; 3,9 - 3,5 - 3,1 e assim por diante. Assim, se o avaliador achar que o desempenho de alguém merece a nota 3, mas que está muito perto da nota 4, então ele pode dar a nota 3,9.
Abaixo descrevemos o fator Competência Demonstrada, que está incluído no Formulário 1. Veja aqui a relação completa dos 28 fatores utilizados nos quatro formulários que integram o manual.
Significado do fator: Posso contar com minha equipe para melhorar resultados?
Veja aqui a descrição desse fator e como avaliar a competência de cada integrante da sua equipe
Veja aqui como analisar e interpretar o significado da sua avaliação em relação à competência da sua equipe
Significado do fator: Minha equipe tem interesse em se desenvolver?
Significado do fator: Como está o preparo da minha equipe?
Significado do fator: Minha equipe tem disposição, motivação e energia para produzir?
Significado do fator: Minha equipe tem iniciativa para resolver problemas?
Significado do fator: Estou acertando no treinamento e desenvolvimento da minha equipe?
Os procedimentos sugeridos a seguir têm o objetivo de permitir a você, o avaliador, fazer uma análise de como você está agindo no papel de líder ou responsável por uma equipe e descobrir o que você poderá fazer para melhorar sua competência e desempenho nesse papel.
Procure um ambiente “psicologicamente seguro” para preencher os formulários de avaliação. Geralmente o local de trabalho não tem esse atributo. O local de trabalho é naturalmente influenciado por pressões “políticas” de toda espécie. Você inconscientemente procurará fazer avaliações “politicamente corretas”, o que não irá contribuir muito para o objetivo de descobrir o que precisa ser feito para melhorar o desempenho da sua área.
É recomendável fazer a avaliação em duas etapas, com uma terceira etapa opcional, quando o sistema for utilizado pela empresa.
Na primeira tentativa, procure preencher esse formulário de forma “impulsiva”, fazendo as avaliações com base na primeira sensação que você tiver ao ler as alternativas que representam o desempenho do funcionário. Não pare muito para pensar. Nesta fase, é sua primeira impressão que vale.
Aqui você vai fazer uma reflexão sobre as avaliações feitas na primeira etapa. Tome o tempo que você achar necessário. Não há pressa. O objetivo aqui é levá-lo a uma reflexão mais profunda sobre suas percepções relacionadas com sua atuação no dia-a-dia e seu relacionamento com sua equipe de trabalho.
Depois de preencher a Parte II do formulário de avaliação, faça as alterações que você considerar necessárias na Parte I.
A Parte 3 é opcional e constitui uma informação adicional que ajudará o gestor a melhorar a sua auto-percepção. Sabendo como os outros o vêem, o gestor poderá planejar mudanças no seu comportamento em relação aos integrantes da sua equipe. O gestor terá também uma melhor percepção do ambiente, quando interagir com outras áreas da empresa.
Esta terceira parte da avaliação serve com uma opção para treinar o gestor para receber e assimilar feedback num contexto organizacional. O feedback dos pares tende a ser mais fácil de assimilar do que o feedback de um superior na hierarquia.
No caso de um programa formal de avaliação de desempenho na empresa, esta parte poderia ser considerada como opcional. Cada gestor teria a liberdade de escolher uma área cliente para fazer essa avaliação. O gestor deveria ter a opção de tornar público o resultado da avaliação, ou simplesmente utilizar o feedback representado pela avaliação para seu “consumo próprio”, mantendo confidencial o resultado da avaliação.
Baixe aqui um demonstrativo do manual (arquivo .zip contendo o demonstrativo em arquivo .pdf).
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Um exemplo de Fator de Avaliação
Um exemplo de análise dos resultados da avaliação
Um exemplo de análise dos resultados da avaliação
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